O Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) realiza, nesta quarta-feira, 17, às 19h, a primeira live do curso em Sergipe do ciclo 2025–2026. Com o tema “Brincar de ler, escrever, falar, escutar na Educação Infantil”, o evento será conduzido pela professora Telma Ferraz Leal e transmitido ao vivo pelo YouTube. O programa é uma proposta de desenvolvimento profissional do Ministério da Educação e Cultura (MEC), conduzida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS).
A atividade integra as ações formativas voltadas a profissionais da educação infantil, especialmente aqueles que atuam na pré-escola com crianças de 4 e 5 anos. O objetivo é contribuir para o fortalecimento das práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral, à leitura e à escrita, a partir de uma abordagem lúdica e alinhada às especificidades da infância. A política pública envolverá mais de 4 mil docentes da educação infantil nos 75 municípios sergipanos, como explicou a professora Ana Azevedo, do Departamento de Educação (DED/UFS).
“A UFS assume a gestão da formação continuada de professores da educação infantil com foco na leitura e escrita como práticas sociais e respeitando a autonomia e protagonismo dos educadores e crianças envolvidas no programa Leitura e Escrita na educação infantil. O papel da UFS é fundamental nessa propositura pois articula ensino pesquisa e extensão alinhada a princípios da valorização da expressão, ludicidade, interações e brincadeiras como eixos fundamentais da formação”.
Lançado pelo MEC, o Pro-LEEI faz parte do conjunto de ações de formação continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa está estruturado em três eixos principais: gestão e governança, com instâncias de coordenação e monitoramento; formação de profissionais, realizada por meio de formadores estaduais e municipais; e reconhecimento de práticas pedagógicas inspiradoras desenvolvidas na educação infantil.
A transmissão será aberta ao público interessado e poderá ser acompanhada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=W9Dd6VicJdE.
