Qui, 27 de novembro de 2025, 16:37

UFS e Prefeitura de São Cristóvão avançam em definições para implantação de Centro de Educação Infantil
CEI será instalada no campus de São Cristóvão
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Prefeitura de São Cristóvão avançam na construção de uma parceria estratégica para ampliar a oferta de educação infantil no município. Nesta quinta-feira, 27, representantes de ambas instituições se reuniram para definir os termos do convênio que formalizará a implantação de um Centro de Educação Infantil (CEI) dentro da universidade. O seminário integrou a programação da 11ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac/UFS).

O convênio é considerado um marco institucional por fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância. De acordo com a vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, serão beneficiadas tanto a comunidade universitária quanto moradores do bairro Rosa Elze.

“Esse é um passo decisivo, é o primeiro tijolo para a construção do Centro de Educação Infantil. O bairro Rosa Elze tem uma demanda muito grande, especialmente na fase de 0 a 3 anos, que é a faixa etária menos atendida em todo o Brasil”.


(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Entre os pontos em discussão estão: a definição das responsabilidades de cada instituição, incluindo financiamento da construção; a organização sobre vagas, matrículas, docentes e técnicos; critérios para divisão das vagas entre as comunidades interna e externa.

Para o prefeito de São Cristóvão, Julio Nascimento, a iniciativa representa um avanço significativo. “Além de resolver uma demanda interna da comunidade universitária, esse centro também vai resolver uma demanda aqui do bairro, que nós temos muito bem mapeado e sabemos que existe uma necessidade de oferta de vagas”.

A construção do CEI dentro do campus é vista como um modelo diferenciado por integrar políticas municipais e ações da universidade em um mesmo espaço educativo, além de ser mais um instrumento de garantia de permanência de estudantes, sobretudo, mães, como explicou a vice-reitora.

“Os estudantes que têm filhos muitas vezes são obrigados a deixar de estudar para ficar com seu filho pequeno, porque não têm rede de apoio. Esse impacto rebate especialmente numa política de permanência dos estudantes, dos docentes e dos técnicos".

A secretária de Educação de São Cristóvão, Deise Maria Barroso, destaca a importância do equipamento: “É um grande presente que a Prefeitura junto com a Universidade dá à comunidade e aos acadêmicos. É algo histórico, inédito, e a gente está muito feliz".

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 27 de novembro de 2025, 17:08