Turmas de escolas da Grande Aracaju e a comunidade externa foram recebidas por discentes e docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta quarta-feira, 26, durante a Feira das Profissões, para conhecer os mais de 100 cursos de graduação presenciais da instituição. O evento integra, pela primeira vez, a programação da 11ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac/UFS) e é realizado no campus de São Cristóvão.
A feira busca apresentar as possibilidades de formação profissional e acadêmica da UFS, aproximando futuros universitários da vida acadêmica. Durante o evento, os visitantes puderam conhecer melhor as áreas de atuação e metodologias dos cursos, como informou a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex/UFS), Josefa Lisboa.
“É uma oportunidade que a gente tem de apresentar nossos cursos para a comunidade externa. Temos estudantes dos mais diversos cursos mostrando os propósitos de suas formações, mostrando o que é licenciatura, bacharelado, e oportunizando aos estudantes que acabaram e fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] o conhecimento para que eles possam fazer escolhas no SiSU [Sistema de Seleção Unificada]”.

Joyce Roberta Nunes é uma dessas estudantes. No terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, localizado em São Cristóvão, ela já fez o Enem e, durante a feira, confirmou a pretensão do curso que deseja seguir.
“Quero fazer Jornalismo porque desde pequena sempre gostei muito de ler, e com o passar do tempo fui me apaixonando por essa universidade. Aqui na feira, descobri mais sobre o curso e que realmente é isso que eu quero. Espero que eu consiga ingressar, crescer nessa área e aprender bastante aqui dentro”, torceu.
A estudante do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol e pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Giovana Sorice, aproveitou a oportunidade de falar da própria experiência para os estudantes do ensino médio.
“É uma ótima experiência podermos aplicar aquilo que a gente aprende, quanto a comunicação, quanto a exposição dos conteúdos e, quem sabe, despertar o interesse de outras pessoas que ainda estão escolhendo suas graduações”, disse.
Yasmin Honorato ainda não ingressou no ensino médio, está no 9º ano do fundamental, no Colégio de Aplicação (Codap/UFS), mas teve curiosidade de conhecer a feira e saber um pouco mais sobre a graduação que sonha: Bacharelado em Direito.
“Tenho o sonho de me formar em Direito e ser perita criminal, então vim conhecer um pouco mais para ir amadurecendo a ideia do que quero seguir”.
A Feira das Profissões ocorre até as 17h, nas passarelas das entradas do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus de São Cristóvão.
Ascom UFS
