Seg, 29 de dezembro de 2025, 12:33

UFS é contemplada no Acelera NIT Brasil e fortalece atuação da Agitte
Instituição receberá R$ 160 mil para o fortalecimento de sua estrutura de inovação
Design sem nome  7

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi contemplada no Programa Acelera NIT Brasil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada ao fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) federais. Na chamada, a UFS conquistou o 2º lugar na categoria intermediária, com nota 9,19, entre 30 propostas de universidades de todo o país. Com a aprovação, a instituição receberá R$ 160 mil para acelerar a consolidação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte/SE).

O Acelera NIT Brasil tem como objetivo apoiar a profissionalização dos NITs, por meio de trilhas de capacitação, mentorias especializadas, consultorias técnicas, estruturação de processos e fortalecimento da governança da inovação, além da destinação de recursos financeiros para aprimorar as operações dessas unidades estratégicas.

Na UFS, a Agitte é responsável por operacionalizar a política de inovação da universidade e atuar na proteção de patentes, marcas, softwares e demais ativos intelectuais. Também realiza a transferência de tecnologias, estimula a criação de startups e spin-offs acadêmicas e a aproximação entre universidade, empresas e governo, contribuindo para que o conhecimento produzido na instituição gere impacto econômico e social.

Os recursos permitirão acelerar e ampliar a capacidade de atuação da agência na gestão da propriedade intelectual, na negociação de acordos de transferência de tecnologia, no apoio ao empreendedorismo acadêmico e na articulação com o setor produtivo.

“Essas conquistas reforçam o compromisso institucional da UFS com a inovação, a valorização do conhecimento científico e a promoção do desenvolvimento regional e nacional. Com isso, a Agência de Inovação avança de forma estruturada para ampliar o impacto das pesquisas desenvolvidas na universidade, fortalecer parcerias estratégicas e consolidar-se como agente fundamental do ecossistema de inovação do estado e do país”, disse o diretor da Agitte/UFS, professor Tiago Branquinho.

Para as próximas etapas da chamada, estão previstas a formalização do Termo de Responsabilidade, o aporte dos recursos por um período de 18 meses, a elaboração do planejamento estratégico para a consolidação da Agitte no ecossistema de inovação e a participação nas trilhas de aceleração e consultorias especializadas.

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 29 de dezembro de 2025, 12:53
Notícias UFS