Qui, 11 de dezembro de 2025, 17:20

UFS sedia seminário sobre desafios e políticas de enfrentamento ao câncer em Sergipe
Encontro contou com gestores de saúde, representantes de órgãos públicos, entidades sociais e a comunidade acadêmica
Evento aconteceu na Sala dos Conselhos (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Evento aconteceu na Sala dos Conselhos (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou, na tarde desta quinta-feira, 11, o Seminário “Câncer em Sergipe – Caminhos para a efetividade da Política Nacional”, iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), liderado nacionalmente pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em parceria com a instituição. O encontro, realizado na Sala dos Conselhos do campus de São Cristóvão, reuniu gestores de saúde, representantes de órgãos públicos, entidades sociais e a comunidade acadêmica para discutir desafios e oportunidades na prevenção e no controle do câncer no estado.

A atividade integra um esforço nacional para fortalecer a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS, reunindo diferentes perspectivas para encontrar soluções que aprimorem a rede oncológica. Ao sediar o seminário, a UFS reafirma seu papel estratégico na promoção de debates qualificados sobre temas essenciais da saúde pública e na articulação entre pesquisa, formação profissional e políticas de cuidado.

A superintendente do Hospital Universitário (HU/UFS), Ângela Maria, destacou o impacto institucional da iniciativa. “Este evento tem uma importância estratégica para a saúde oncológica de Sergipe. Realizá-lo dentro da universidade reforça o papel da UFS como um espaço de todos: plural, técnico e comprometido com a sociedade. É um evento para todos que fazem a saúde no estado”, afirmou.


Superintendente do Hospital Universitário da UFS (HU/UFS), Ângela Maria (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Superintendente do Hospital Universitário da UFS (HU/UFS), Ângela Maria (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A diretora da Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde, Neuzice Lima, que falou em nome do secretário Cláudio Mitidieri, ressaltou a representatividade dos atores envolvidos e a necessidade de construção conjunta de soluções.

“Discutir políticas de saúde precisa ser um processo tripartite. Hoje temos aqui municípios, estado, Ministério da Saúde, Defensoria Pública e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde. Essa composição reforça a importância dos temas que estamos tratando. Tenho certeza de que será uma tarde rica, com contribuições e novas estratégias para fortalecer a rede de atenção oncológica em Sergipe”, disse.

A gerente de Advocacy da Abrale e coordenadora do Movimento TJCC, Luana Lima, enfatizou que o momento é decisivo para garantir que a política nacional saia do papel e alcance efetividade nos territórios.

“A importância deste evento é discutir a operacionalização da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no SUS. O Movimento TJCC tem acompanhado situações críticas nos serviços oncológicos do estado. Estamos agora em um momento estratégico, que exige diálogo para fazer essa política funcionar na prática. É fundamental ouvir gestores, profissionais, pacientes e também a academia, que produz conhecimento e atua diretamente nos serviços. Por isso, realizar este seminário na UFS é tão significativo”, reforçou


Gerente de Advocacy da Abrale e coordenadora do Movimento TJCC, Luana Lima (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Gerente de Advocacy da Abrale e coordenadora do Movimento TJCC, Luana Lima (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além das mesas de debate, o encontro abriu espaço para troca de experiências, apresentação de desafios locais e construção de encaminhamentos que possam auxiliar gestores e instituições na consolidação de uma rede oncológica mais eficiente e humanizada.

O seminário integra uma agenda contínua de mobilização nacional e regional conduzida pelo TJCC, com o objetivo de fortalecer políticas e práticas voltadas à prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidado integral das pessoas com câncer em todo o país.

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 11 de dezembro de 2025, 17:36
Notícias UFS