Ter, 07 de outubro de 2025, 10:09

Egresso de Letras-Francês da UFS é aprovado em programa de ensino na França
Marcos Damacena atuará como assistente de língua portuguesa em três escolas
Marcos Damacena foi selecionado em programa do governo Francês (Foto: acervo pessoal)
Marcos Damacena foi selecionado em programa do governo Francês (Foto: acervo pessoal)

A trajetória acadêmica do recém-formado em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcos Deyvinson Ferreira Damacena, acaba de ganhar um novo capítulo internacional. Ele foi aprovado no programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França, iniciativa do governo francês, e embarcou no fim de setembro para iniciar sua missão.

O desempenho de Marcos chamou a atenção na seleção nacional. Além de aprovado, ele foi avaliado com nível máximo de proficiência em francês (C2), segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CECR), resultado acima do declarado inicialmente. Na lista oficial de aprovados, a UFS foi mencionada ao lado de seu nome, reforçando a visibilidade internacional da instituição.

De acordo com o egresso, seu interesse pelo idioma surgiu durante a pós-graduação que fazia em Filosofia, quando precisou ler textos de filósofos franceses no original.

“Me apaixonei completamente pela língua, e foi relativamente rápido para aprender. Em pouco tempo, já conseguia me comunicar e aproveitei todas as oportunidades dentro da universidade. Participei de eventos, fui monitor, integrei projetos de extensão e, recentemente, assumi a presidência da Associação da Francofonia de Sergipe. Essa trajetória foi fundamental para chegar até aqui”, destaca.

Na França, Marcos atuará na cidade de Corbeil-Essonnes, próxima a Paris, onde atenderá três escolas. Sua missão será auxiliar professores franceses de português e apresentar aos estudantes a cultura e o idioma brasileiros durante 7 meses. Com isso, o objetivo é oferecer aos estudantes de português na França o contato com uma variante do português falado no Brasil e com alguns aspectos da cultura brasileira.

“Quero mostrar um Brasil um pouco diferente, principalmente o do Nordeste, e mostrar o português que falamos. Vou levar obras de cordel, histórias folclóricas. Vou falar da feijoada, mas também vou falar do nosso caranguejo. Quero que eles conheçam um Brasil que, sem minha presença lá, eles não conheceriam. Eu quero fazer a diferença”, afirma.

Reconhecimento e tradição na UFS

O programa é promovido pelo governo francês há mais de duas décadas e recebe estudantes de Letras Português-Francês de todo o Brasil. Os selecionados assinam contrato com o Ministério da Educação da França e atuam como assistentes de português em escolas públicas de ensino fundamental e médio.


Professor Wellington Costa (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Professor Wellington Costa (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O professor Wellington Costa, coordenador do curso de Letras Português-Francês da UFS, explica que a participação dos egressos fortalece a projeção internacional da universidade:

“Eu também participei do programa, quando era estudante do curso de Letras Português-Francês na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, tomando a minha experiência como exemplo, mas também considerando o percurso de outros estudantes que tiveram a oportunidade de participar do programa, posso afirmar que a atuação como Assistente de Língua Portuguesa na França foi um divisor de águas nas trajetórias profissionais daqueles que se tornaram professores de francês no Brasil. Programas como esse contribuem para a internacionalização das instituições de ensino superior do Brasil”, ressalta.

Outros estudantes da UFS já integraram o programa, como Mirley Tereza Correia (2003), Maria Cândida Santos e Moura (2006/2007), Rodrigo Lopes (2013/2014), Bruno Guimarães (2015/2016) e Lucas Coelho Duarte (2019/2020). Agora, Marcos Damacena dá continuidade a essa trajetória, reafirmando a qualidade da formação oferecida pelo curso de Letras Português-Francês da UFS.

Carol Matos - Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 07 de outubro de 2025, 10:16