
Um projeto que reuniu cartas sobre artes cênicas no ambiente público escolar foi selecionado no edital 'a_ponte — cena do teatro universitário', promovido pelo Itaú Cultural, com o objetivo de promover a renovação da cena teatral em todo o país. Intitulado 'Grupo de Teatro Jean Valjean: Recordando memórias de um fazer teatral escolar', o trabalho de conclusão de curso, desenvolvido pelo estudante egresso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Laenisson dos Santos, trouxe relatos de vivências e memórias de quem vivenciou as experiências.
De acordo com o artista, o propósito do trabalho foi elucidar os impactos dos grupos teatrais escolares no desenvolvimento da aprendizagem e da importância da arte dentro do ambiente escolar. "A partir da pesquisa de memórias do grupo teatral Jean Valjean, o trabalho contextualiza sobre o desejo do fazer teatral a partir do teatro do estudante do Brasil”, explicou Laenisson dos Santos.
Ainda segundo o egresso, o trabalho também foi motivado pelo desejo de fazer uma homenagem aos mestres que o acompanharam durante a graduação. “Para o professor Cláudio Vieira, fundador do grupo, para o professor Abrão Costa Rodrigues, responsável pela minha entrada no teatro, e para todos os professores do curso de Teatro da UFS. Para além, também foi motivado pelo desejo de contribuir com a comunidade acadêmica de Teatro do Brasil”, enalteceu.

Durante sua graduação na UFS, Laenisson foi pesquisador bolsista no projeto de iniciação científica 'O Teatro no Modo pandemia: Um Estudo Sobre As Estratégias De Criação teatral On-Line e Presencial'. Ele contou um pouco da sua passagem pela instituição: “A UFS e os professores do Departamento de Teatro foram de extrema importância para essa conquista. A universidade, como uma grande comunidade, abriu portas importantes para o meu sonho de ser professor. Sempre estive em ótima harmonia com todos os docentes, que estavam sempre incentivando a pesquisa e estudo na área do Teatro na escola. E o maior incentivo partiu da professora e doutora Márcia Cristina Baltazar, ao me aceitar como orientando e incentivar com grande entusiasmo o desenvolvimento do meu projeto de pesquisa. Ela foi uma excelente orientadora, sempre destrinchando caminhos e sugerindo metodologias para o melhor desenvolvimento”, disse.
Os trabalhos selecionados no edital a-ponte serão divulgados na edição 2025 da publicação Pontilhados.
Ascom UFS