A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi finalista na categoria Melhor Ensino a Distância (EaD) na primeira edição do Prêmio Estrelas da Educação, promovido pela empresa Quero Educação, que reconhece as instituições de ensino superior e iniciativas que se destacam pela qualidade e inovação no ensino no Brasil.
O evento, realizado na última terça-feira, 21, em São Paulo (SP), reuniu representantes de universidades públicas e privadas, além de infoprodutores e plataformas de ensino livre, que vêm transformando o cenário da educação digital no país.
Para a diretora do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad/UFS), Ana Maia, a presença da UFS entre as finalistas reforça o reconhecimento nacional da qualidade acadêmica, da inovação pedagógica e do compromisso com o ensino público de excelência da instituição.
“O resultado é fruto de um trabalho que vem ocorrendo há muito anos no Cesad, que tem uma oferta realmente muito numerosa de cursos para tentar atingir a população do estado inteiro. Pessoas que não têm acesso à educação passam a ter a partir da modalidade a distância. Agora, vamos continuar caminhando para ser a melhor do Brasil”, garantiu a diretora.
O Prêmio
Instituições de ensino superior (IES) avaliadas pelo Guia da Faculdade Estadão em 2025 participaram da disputa. O critério de classificação considera somente instituições que tiveram pelo menos cinco cursos apreciados na edição deste ano, além de uma pontuação a partir do número de estrelas que cada curso recebe na análise: três, quatro ou cinco.
Entre as instituições públicas premiadas, está a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), eleita na categoria Melhor Ensino a Distância (EaD), e a Universidade de São Paulo (USP), que recebeu o título de Melhor Universidade Pública.
