Neste Dia Mundial da Alimentação Saudável, estudantes e professores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram avaliações e deram instruções para uma alimentação saudável e acessível à comunidade que passava pelo Restaurante Universitário (Resun), do campus São Cristóvão.
A importância da redução do consumo do sal; os temperos naturais e suas substituições; rotulagem alimentar; autonomia culinária, além da divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira; e avaliações nutricionais individuais foram os focos da ação.
“A ideia é que esse dia seja de reunião de esforços e trabalho junto com a sociedade, com os governos, com as universidades, as empresas, as organizações, em prol do direito de uma alimentação saudável para todos”, disse a coordenadora do evento, professora Danielle Góes da Silva, do Núcleo de Extensão em Nutrição e Saúde na Comunidade (Nexnuts/UFS).
A estudante de Zootecnia, Sara Macedo Bispo, participou das ações e aprovou a iniciativa. “Gostei muito da ação. Como agora estou morando sozinha, eu acho muito importante estar aprendendo sobre alimentação, procurando, principalmente, autonomia, saúde”, disse.
A importância da autonomia culinária foi destacada pela doutoranda Clara Cecília Ribeiro, que também atendeu a comunidade.
“No ambiente de correria que o estudante está, é primordial que saiba as estratégias para se alimentar melhor com comida de verdade. Vamos fazer essa tradução da alimentação adequada e saudável de forma ainda mais prática, para que o estudante universitário consiga inserir isso na sua rotina. Porque, no geral, a alimentação da população está um pouco caótica, diante do assédio das indústrias de alimentos ultraprocessados e industrializados”, explicou.
Resun
O Restaurante Universitário da UFS segue o Guia Alimentar para a População Brasileira, oferecendo uma alimentação balanceada, como destacou a professora Danielle Góes.
“O Resun já tem todo um suporte em termos de supervisão em relação ao que seria uma alimentação saudável, com nutricionistas que avaliam como essa alimentação está sendo oferecida, tanto do ponto de vista do equilíbrio em termos de nutrientes, de alimentos, quanto da questão quantitativa e da qualidade sanitária desses alimentos. Hoje, o Resun atende tanto ao público que se alimenta de forma tradicional quanto vegetariana”, relembrou.
Ascom UFS
