Ter, 06 de dezembro de 2022, 17:05

Diretório Central dos Estudantes da UFS realiza vigília em protesto ao bloqueio de recursos do orçamento de 2022
Ato será realizado amanhã, no Hall da Reitoria, a partir das 7h30

Na próxima quarta-feira, 07, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS) realizará um ato em protesto aos bloqueios de verba dos ministérios da Educação e Economia no orçamento de 2022. A vigília contra os cortes e bloqueios iniciará às 7h30, no Hall da Reitoria, Campus de São Cristóvão.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest), Marcelo Mendes, a iniciativa é de extrema importância porque os bloqueios afetam a rotina da universidade e a vida dos estudantes.

“Por exemplo, os auxílios transporte, moradia, apoio inclusão e o Programa de Residência Universitária vão ser afetados neste mês de dezembro e a gente não tem a clareza de como isso vai funcionar para os próximos meses se esse quadro financeiro não for revertido o mais urgente possível. Defender os auxílios é defender a permanência do estudante e a igualdade no direito de aprendizagem. E isso é defender a Universidade Federal de Sergipe”, ressalta Marcelo Mendes.

A mobilização estudantil foi iniciada após os dois últimos bloqueios de repasse anunciados na última sexta-feira, 02. Somente nesses dois contingenciamentos, o valor bloqueado ultrapassa R$ 3 milhões.

Para João Pedro Vieira, presidente do DCE/UFS, explica que, após receber a notícia do novo bloqueio, convocou uma reunião extraordinária com os centros e diretórios acadêmicos da universidade para que fosse pensada essa ação pelo fim o contingenciamento.

“Nós deliberamos que faríamos um ato na universidade para que toda a população saiba o que está acontecendo. Ficaremos em vigília durante todo o dia, pretendemos ter manifestações de reivindicação e, para além disso, vamos continuar dialogando para saber como enfrentar essa situação caótica que afeta diretamente a nossa vida, sem esquecer que afeta também o funcionamento da universidade”, afirma João Pedro.

O bloqueio mais recente afeta diretamente mais de três mil discentes, que poderão ficar sem bolsas e auxílios no mês de dezembro. Para além disso, caso o valor não seja desbloqueado, o contingenciamento afetará também os alunos que utilizam diariamente os Restaurantes Universitários (Resuns). No total, o número de estudantes atingidos pode chegar a mais de 6,6 mil.

“Nós do DCE recebemos a notícia com espanto e preocupação, visto que conhecemos a realidade direta dos estudantes da UFS. Sabemos que essas bolsas e auxílios são fundamentais para que os alunos permaneçam na universidade e, sobretudo, permaneçam vivendo porque esses valores são usados para pagar aluguel, internet, água, luz e comida. As bolsas e auxílios são extremamente importantes, já que sem elas o estudante não vai conseguir continuar na universidade, principalmente aqueles que são do interior e precisam morar, por exemplo, no bairro Rosa Elze para continuar estudando. O contingenciamento dos recursos e, consequentemente, o não pagamento das bolsas e auxílios reflete diretamente na vida dos alunos”, completa o presidente do DCE.

Ascom UFS